segunda-feira, 6 de abril de 2015

POR QUE NECESSITAMOS AINDA DESSE RÓTULO? SOMOS APENAS MULHERES.


Modelo australiana Stefania Ferrario lança campanha contra o ‘plus size' no mundo da moda

Brasil Post | De Thiago de Araújo

Publicado: 29/03/2015 19:57 BRT Atualizado: 29/03/2015 20:11 BRT

Por qual motivo uma modelo não pode ser simplesmente uma modelo? É a pergunta que a australiana Stefania Ferrario se fez antes de integrar uma campanha que quer o fim do termo ‘plus size’. Aquelas que não se encaixam em um determinado perfil – trocando em miúdos, as que não são muito magras – acabam sendo encaixadas entre as ‘plus size’.

“Nós temos uma sistema já usado para tamanhos. Nós não precisamos de uma classificação ‘plus’ sem sentido para isso”, escreveu Stefania em sua página no Facebook, acompanhada da hashtag #droptheplus (que significa ‘rejeite o plus’, em tradução livre).

Além disso, ela compartilhou em seu Instagram uma foto sua de topless, cobrindo os seios e com a seguinte frase pintada no seu abdômen: “Eu sou uma modelo”. Simples assim.

“Na indústria da moda, se você estiver acima de um tamanho, você é considerada plus size. Muitas vezes estou rotulada com a classificação de uma roupa e não acho isso justo”, afirmou, em entrevista à revista francesa Cosmopolitan. “Garotas simplesmente não decidem odiar os seus corpos. Elas são ensinadas a fazer isso!”, completou, em seu Facebook.

 

Nos últimos meses, várias modelos consideradas plus size quebraram estigmas no mundo da moda. Robyn Lawley, Laura Wells e Kamie Crawford são três delas, embora Laura não considere o termo pejorativo. “Eu me considero apenas uma modelo porque estou tentando ajudar mulheres em geral a aceitar os seus corpos”, disse Robyn à revista Marie Claire.

Se um dia o termo vai deixar de ser usado, é cedo para afirmar com precisão. Mas a luta continua. “Se sentir sexy é um estado de espírito, não tem nada a ver com o tamanho que você veste. A coisa mais sexy que alguém pode possuir é confiança. Não deixe a sociedade ditar para você o que é bonito, abrace o que te faz diferente”, sentenciou Stefania no Twitter.


Figura pública · 73.745 curtidas


Confidence is the sexiest thing anyone can possess. I've seen girls of all sizes and shapes loving their bodies and just being themselves, that's what makes them beautiful. Don't let society label you and dictate to you what's beautiful, embrace what makes you different Emoticon heart

Confiança é a coisa mais sexy que alguém pode possuir. Já vi meninas de todos os tamanhos e formas amando seus corpos e só sendo elas mesmas, isso é o que as faz bonitas. Não deixe a sociedade rotulá-la. Você dita o que é belo, abraça o que te faz diferente







Don't ever feel pressure to fit society's impossible beauty ideals. Be your own definition of beautiful #droptheplus
10: 40 - 29 mar 2015

2 comentários:

  1. As mulheres precisam, antes de derrubar o termo pejorativo plus size, tem que acabar com o preconceito interno na própria "classe", pois as esteticamente aceitam usam este termo para definir, "com classe" as feias.

    ResponderExcluir
  2. É muito difícil destruir rótulos quando não se tem autoestima e a indústria da moda não ajuda nem um pouco. Infelizmente aceitamos esses rótulos e sofremos horrores para nos enquadrar naquilo que a moda chama de beleza. Por isso dou parabéns para quem consegue se sentir linda do jeito que é e não perde o sono e nem a saúde por causa disso. Muito obrigada por participar. Abraços.

    ResponderExcluir