segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

DIFICULDADE PARA ACHAR UMA ROUPA, TEM SOLUÇÃO?

Será que achar uma roupa que nos caia bem é sinônimo de futilidade? Penso que não. Faz tempo que tenho observado a criação de diversos estilistas das mais conhecidas lojas de grife e percebo que eles não têm dado a devida importância ao corpo da brasileira, ou seja, suas curvas, seus quadris, seus glúteos, seios, batata da perna...

Como se não bastasse, ainda nos deparamos com problemas como o caimento, tecidos, estilos, estampas, modelagem, conforto e acessibilidade ($).

Por que parece tão difícil fazer roupa para a brasileira? Quem me conhece sabe que estou longe de ser uma mulher com o rótulo de "reta", tampouco com o rótulo de "plus size". Aliás, abomino esses rótulos. Qual o problema de ser "plus size" ou ter um manequim 36/38? Não é aí que mora o problema.
 
A questão é: O estilista conhece o corpo da cliente para a qual ele desenha suas criações? Penso que não. Estive numa loja recentemente e ao experimentar algumas peças, encontrei dificuldade para achar uma roupa que me agradasse, pois não se ajustavam apropriadamente ao meu corpo. Eram vestidos que apertavam em demasia meu peito, embora o restante dele ficasse bem no corpo; calças jeans e/ou sociais que a muito custo passavam espremidas pelo meu calcanhar, para depois ficarem coladas ao corpo e que ao me sentar, seu cós ficava largo ao redor da minha cintura.


Diante dessas dificuldades, neste dia acabei por nada adquirir. E acreditem: Fiz um esforço tremendo. Tenho manequim 40 (eu acho, porque dependendo da loja ele pode variar de 38 à 44).

Vendo minha frustação, depois de vestir várias peças e nada comprar, a gerente veio ao meu encontro e constatei que temos o mesmo problema. Imaginem como deve ser desanimador para uma profissional que é obrigada a vestir roupas da loja, ter dificuldades de encontrar o que vestir? Vocês devem estar se perguntando qual é o real problema. Pois bem, nós duas temos silicone no busto, assim como uma boa parte da população brasileira atualmente. E noto que muitas adolescentes também pretendem colocar. Ou seja, se as brasileiras possuem curvas elas não estão sendo respeitadas e percebemos isso claramente quando somos atendidas por meninas tão magras.

É como se me dissessem: "Essa roupa não serve para você" ou "você não possui o nosso perfil".

Continuo esse assunto no próximo post. E você, como se sente?

2 comentários:

  1. As empresas se perderam. Se não tiver as "medidas certas" você não é cliente. Por isso vemos pessoas usando roupas fora do padrão físico que possuem. As lojas "plus size" não tem estilo, corte e estética; as lojas "normais" tem tudo isso, menos o tamanho apropriado para estas clientes.

    Estou avaliando os dois extremos do espectro estético: as magrinhas e as acima do peso.

    O maior desafio da indústria brasileira da moda é isso: pensar em moda e não pensar só em exportar modelos.

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  2. Excelente percepção da situação. E é exatamente assim que nós consumidoras, clientes nos sentimos. No momento, sem saída. Tudo parece ser mais importante numa empresa do que o cliente. Pra mim esse é o grande erro.

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